Seguidores

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Buzio



Igualmente pertencentes aos moluscos, os gastrópodes constituem outro dos grupos muito abundantes no registo fóssil. Possuem também uma concha carbonatada, a qual, neste caso, é formada por uma só valva, caracteristicamente enrolada em espiral. Esta concha fossiliza com frequência, quer através de mineralizações, quer através de moldes internos e externos. Conhecem-se muitas espécies de búzios e caracóis fósseis no miocénico e pliocénico de almada, a maioria das quais são marinhas ou, pelo menos, salobras. Contudo, também foram encontrados alguns caracóis terrestres em depósitos do holocéni.
Alguns ornitólogos modernos, afirmam que até hoje pescadores e jangadeiros sopram na concha para anunciar sua chegada ao ponto ou transmitir noticias no mar. A espécie mais utilizada é a Cassis Tuberos, distribuída desde a America do Norte até São Paulo. Sua coloração é branca, com grandes manchas acastanhadas. Concha vultosa solida oval alongada, provida de nódulos. Vive bem em aquários, e é utilizado como alimento, buzina, corneta e trombeta. Comprimento: até 18/cm - da espiral do corpo. Segundo a crença dos índios do Estado do Para, a concha deste animal quando soprada da sorte, pois ela tem a virtude de atrair peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...