Seguidores

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Àguia



Denominação restrita às aves de rapina da ordem dos faconiformes, notáveis pelo seu tamanho e vigor são inexistentes na fauna brasileira. As verdadeiras águias, não ocorrem na America do Sul. São antissociais, e vivem acasaladas, e sua corpulência (chega atingir até 3/m- de envergadura). São providas de penas brancas na cabeça, e conta com excelente visão. Seus pés tem afiadas garras para apanhar as presas, Suas poderosas azas servem para alçar vôo pelo espaço sideral, e também para planar e mergulhar. Sua longevidade chega há 70 anos. 
Seu comportamento agressivo, vôo rápido (130-km/h), torna esta ave perigosa para os carneiros, os gamos, etc., e mesmo para as crianças.
Quando a águia chega aos 40 anos, ela começa a perder a sua força física, e já não é mais aquela mesma ave da juventude, pronta pra o que der e vier. Então, ela se vê como que atada. Suas unhas se tornam crescidas, suas penas perdem a consistência e a uniformidade, e suas asas a elasticidade, e o bico fica totalmente desajustado, perdendo inclusive o pique de grinfar. 
Tudo isso sinaliza que ela está morrendo para o espaço sideral. Só lhe resta uma alternativa: passar por um processo doloroso de revitalização do seu corpo.
Lá na parede do penhasco ela consegue escarafunchar e extrair o bico, e por abaixo as suas garras atrofiadas. Tão logo que o bico e as unhas já estiverem crescidos, utiliza-os para subtrair toda a sua plumagem sucateada.
Agora em seu aparente rejuvenescimento ela está pronta para viver mais 30 anos; voar alto, capturar sua presa e construir seu ninho nos penhascos lugar seguro onde ela nidifica e cria a sua prole. A águia é uma ave de aspecto jovial, que nunca “envelhece”, sua idade consiste apenas em esboçar uma juventude acumulada.

Nos Estados Unidos, a águia pesqueira de cabeça branca, pela força e beleza, ela figura como um símbolo que uniu a todos estados norte-americanos. 

3 comentários:

  1. Aprendi a amar e admirar a rainha das aves depois das valiosas informações que obtive sobre sua trajetória de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ser como um pardal pequeno, se sentir o último, mas Deus quer te mostrar a águia que está em você.

      Excluir
  2. Sabe porque algumas pessoas te abandonaram?
    Por que pardais não acompanham Àguias!

    ResponderExcluir

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...