Seguidores

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Aranha-Bordadeira



Vista como deusa da mitologia pagã, eu sempre elogiei o trabalho desta nata artezãn domiciliar, e, agora que estou escrevendo sobre as aves, amfibios, repteis, ofídios, insetos e animais, observo-os com outro olhar que não de zoolatria * e sim de aproximação.
Você sabia que nem todos os 40 mil tipos de aranhas existentes no orbe fazem teias? Mas, as aranhas que fazem podem tecer teias simples ou elaboradas.
Uma teia adequada pode levar horas para ficar pronta. A aranha não exibe sua teia como comunicação visual. Não. Em sua estratégia de sobrevivência ela planeja e constrói a sua teia o que serve exclusivamente para captura de sua presa e, sobretudo o seu pão de cada dia.

QUEM COME QUEM?
A teia lhe serve de casa e de guarda-comida que são os insetos, seu cardápio preferido.
Conhecida por aranha papa tudo, ou aranha bordadeira, ultimamente esta super predadora tem sido objeto de estudo das Ciências Particulares. Este animal orbitelo forma suas teias semelhantemente a círculos concêntricos (ver foto).
Analistas e biológos dão conta que o material mais resistente criado pela natureza é a teia desta aranha; esse material é um mistério que ainda está longe de ser desvendado.
Entretanto, sua fúria destruidora parece não ter limites. Pois grande é o martírio das suas vitimas Tal é a dupla face e o comportamento da “grande mãe predadora”, cuja atitude não é nem boa nem implacável, no sentido em que a tomamos, pois para ela o destino do individuo não conta.
Em uma lenda da mitologia grega, Aracne era uma linda jovem que bordava como nunca antes visto. Muito convencida, ela desafiou a deusa Atena para ver quem bordava melhor. Aracne ganhou, mas Atena louca da vida transformou a moça em um bicho... Adivinhe qual? Isso mesmo, em uma aranha (bordadeira) que em grego se diz Aracne.
Lembrando que com exceção feita ao homem, a aranha bordadeira, é o animal mais inteligente que há no mundo dos brutos; pois ela é capaz de entrar até mesmo dentro do Palácio Real (Pv-30, 28). Lembrando que a “seda da teia de aranha” inclui o uso em coletes à prova de balas.
* (Zoolatria; adoração de aves ou animais). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...