Seguidores

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Tatu

Designação comum aos mamíferos desdentados da família dos dasipodideos, com vários gêneros no Brasil, e aproximadamente 11 espécies. Noctívagos, alimentam-se de raízes, frutos grãos, insetos e de carne de pequenas aves. 
Os tatus reproduzem-se por poliembrionia, e nidificam-se em aberturas feitas no solo por eles mesmos; aonde o buraco chega a atingir em torno de 8/m de profundidade, e todos os indivíduos do mesmo parto têm o mesmo sexo. Tão logo seus filhotes estão já crescidos, o tatu tem a “gentileza” de terceirizar a sua ex-morada (o buraco) para nele a coruja “buraqueira” procriar sua prole.
Dependendo da espécie, o tatu chega a pesar até 12 quilos, e vive em média oito anos.
Lembrando que o tatu-canastra é o maior do mundo. Mede 1/m, pesa até 60 k/g e sua unha pode atingir 15/cm.

TATU-BOLA

Tatu-bola Tatu-bola é a denominação comum para as espécies de tatu do gênero Tolypeutes,. O tatu-bola, é um mamífero encontrado na Caatinga e Cerrado brasileiro.
Quando o tatu-bola se sente ameaçado, curva as costas, coloca a cauda ao lado da cabeça e se fecha em uma esfera de proteção.
Lembrando que esta espécie atualmente corre ricco de extinção.

Traíra



peixe de água doce chamado Traíra é conhecido popularmente como Lobó e Tararira.  Sua espécie é distribuída em  todo território nacional.

A Traíra habita águas paradas de lagos, represas, brejos, remansos e rios, tendo preferência por barrancos com vegetação, onde espreitam e emboscam suas presas.
A Traíra é um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, rãs e insetos. Espera a presa imóvel, junto ao fundo de lama ou em locas de pedras, desferindo um bote rápido e fatal.
Na época da reprodução, as traíras se reúne em casais e preparam o lugar da desova.
A Traíra é um peixe de escamas. Possui corpo cilíndrico, boca grande, olhos grandes e nadadeiras arredondadas, exceto a dorsal. Sua coloração é marrom ou preta manchada de cinza. Possui dentes poderosos e afiadíssimos. Sua língua é áspera ao tato, o que a diferencia do trairão, que apresenta a língua lisa. É um peixe utilizado em açudes e represas como controlador de populações demasiadamente prolíficas, como tilápias e piabas. Tem alta resistência a locais com pouco oxigênio. Apesar do excesso de espinhas, em algumas regiões é bastante apreciado como alimento.  Pode atingir 60 cm de comprimento e 4 K de peso.




Tubarão-Branco



Eis aqui a grande fera do mar! (Foto) E é encontrado em quase todas as águas costeiras e em alto mar em todos os grandes oceanos do mundo. Com um comprimento que pode chegar a 12/m e pesando cerca de duas toneladas, o grande tubarão-branco é conhecido como o maior predador da Terra. Ele costuma comer uma grande variedade de peixes e animais marinhos.Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.
O tubarão é um peixe cuja “arcada dentaria” é formada por um conjunto de dentes que chega a (3.000 dentes) que são aguçados e substituíveis. O seu instinto- carnívoro, o faz um super-predador.
Atualmente os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies (no Brasil são conhecidas 88) variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anão, Etmopterus perryi, uma espécie de apenas 17 centímetros de comprimento, ao tubarão-baleia, Rhincodon typus, o maior, e atinge cerca de 10 metros, e chega pesar até (60/kl) e, se alimenta por filtragem apenas de plâncton, lulas e pequenos peixes. Os tubarões são encontrados em todos os mares e são comuns em profundidades até 2.000/metros. 


Tigre



Mamífero carnívoro felídeo que habita a Ásia e a Índia. Provido com uma pequena juba, o tigre é um belo animal: a sua coloração é amarelo-tostada, com barras negras sobre o corpo. É perigoso para o homem; reproduz-se bem no cativeiro.


CURIOSIDADES SOBRE O TIGRE.
O maior tigre encontrado até hoje foi um Tigre da Sibéria com 2.60/m de comprimento e 320 quilos de peso-pesado, e atinge uma velocidade de 80-km/h.

O BOTE DA FERA.
O tigre consegue saltar 9 metros de distancia em superfícies planas e quase 5 metros de altura.

APETITE FEROZ.
Quando faminto um tigre adulto pode comer até 45 quilos de carne em uma só refeição, Isso equivale a 1/5 % do seu próprio peso.

A FORÇA DO TIGRE.
Os tigres não são animais antissociais – são caçadores solitários, suficientemente fortes para arrastar grandes pesos por longas distancias. Um único Tigre pode puxar um búfalo indiano (morto) que pesa cerca de 900 quilos. Força equivalente a de 14 homens fortes. O tigre emite rosnado, do tipo a voz do gato, mas de forma extremamente mais forte. 

Tucano-Toco



A ave que você vê (foto) vive em estado selvagem nas Américas Central e do Sul. Trata-se de um pássaro popularmente conhecido por: tucano-Boi. 
Ave da ordem dos pisciformes, ranfastídea, que inclui todas as espécies de grande porte. De beleza rara, estas aves se alimentam do mamão, embaúba, e frutos vermelhos como os da canjerana por exemplo; e não raro pilham ninhos de outras aves. São sociais, vivendo em pequenos blocos, sendo encontrados por quase todo o Território brasileiro.
O tucano é uma ave de grande porte. Ela e colorida com nariz grande como uma espada e mede –cerca de 20/cm, o bico do tucano só pesa 25/g. Mesmo assim ele é muito resistente, pois tem varias camadas de queratina, uma proteína presente também nas nossas unhas e cabelos. O pouco peso do bico é por causa da sua estrutura.
Seu bico é formado por uma espécie de espuma rígida intercalada por espaços ocos que deixam o bico leve. O arrulhar destas aves, (ecologicamente) orgulha e alegra a Mata Atlântica.
Dizem os ornitólogos, que o tucano-toco, andam em pares ou em bandos. Ele só anda sozinho se estiverer no fim de um relacionamento. Cada coisa! Quem vai saber como é a vida das aves?   



Tiribas



De coloração geral verde, cabeça enegrecida, face escura com tons avermelhados, pescoço azul, abdome e dorso inferior vermelho-escuros, encontro escarlate, e rêmiges azuis.
Estes pássaros alimentam-se de frutos de pindaíba, pitanga, juazeiro, coquinho-jeriva, araticum, palmito, embiruçu, etc.
Estas são consideradas aves monogâmicas, a saber, elas formam um casal exclusivo os dois vivem juntos o resto da vida.
Lembre-se: se o seu bichinho de estimação adoecer, o Veterinário deverá ser consultado.

Tuiuiu



Designação comum às aves ciconiformes, e de grande porte. As quais freqüentam grandes rios ou lagoas. São aves pernaltas; alimentam-se de pequenos peixes e outros animais aquáticos. Vivem em bandos e constroem ninhos coletivos. O tuiuiu é a ave símbolo do Pantanal brasileiro. Uma beleza de ave!
Pra quem alembra, sabe que, há mais ou menos 30 anos atrás, não poucos exemplares (tuiuiús) morreram eletrocutados vitimas das redes elétricas de alta tensão que cruzam o Pantanal, mato-grossense. Naquele tempo as empresas fornecedoras de Energia-Eletrica, nem sequer tinham o mínimo de infraestrutura ecológica capaz de oferecer a estas e a outras aves,  segurança e proteção ambiental como as hidroelétricas tem hoje. Era realmente um mar de judiarias o que se passava com estas, e com tantas outras aves por lá.

Tessourinha



Etimologia – tesourinha. De ritual migratório internacional, essa beleza de ave brasileira (foto) é encontrada com freqüência no sudeste do Brasil.
Vive em bandos com centenas de exemplares; de cauda longa e bifurcada, com 12/cm de comprimento, coloração geral amarelo-negra, dorso amarelo-oliváceo com penas marginadas de negro, nuca cincento-clara, vértice e com penas vermelhas, garganta amarelo-vivo, peito branco com estrias negras, e retrizes marginadas de verde; freqüentam as matas, emigrando para os campos em certo período do ano, onde creio, encontram farta alimentação.
A Bíblia afirma que os pássaros foram destaque na criação do mundo e ajudam na vida dos homens.
A Bíblia assim os considera. Deus disse: “Que as águas fiquem povoadas de seres vivos e os pássaros voem sobre a terra, e sob o firmamento do céu, e que se multipliquem sobre a terra” (Gn-1, 20-22). Isto significa que Deus criou os seres dos mares e as aves do céu antes do homem.
“A nossa família é numerosa e, sobretudo de ritual migratório. 

Tucano Verde



O tucano-de-bico-verde e comprido é uma ave colorida e de beleza impressionante--ver (foto) Adistribuição geográfica desta ave abrange toda a região Sul e Sudeste do Brasil, e também, no sul de Goiás (onde é bem raro), Paraguai e até o nordeste da Argentina. Bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos. É esta a espécie de tucano que mais avança ao Sul de nosso país.
ALIMENTAÇÃO.
Alimenta-se de frutos de palmitos Euterpes edulis, fruto da embaúba, pitanga, mamão, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que com freqüência alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves.

REPRODUÇÃO.
Bota de 2 a 4 ovos, incubados durante 18/dias.
São exemplares perseguidos (por caçadores) pela sua carne. Sua voz caracteriza-se por uma seqüência de “äk”, “rrät”, “rräit”. Sendo, portanto uma ave genuinamente brasileira.


EXTINÇÃO.
O ritmo do desaparecimento de espécies animais no Brasil é assustador. Pior; a extinção é para sempre!
Somente nas últimas décadas ja foram extintas mais de 450 espécies de animais. Os especialistas afirmam que as atividades humanas poderão nos próximos 30 anos, ser responsáveis pelo desaparecimento de cerca de 20% das espécies hoje existentes.

Lembrando que existem leis que garantem a proteção da Fauna e da Flora brasileira. 

Tachuris-Chileno



Espécie de pequeno porte (apenas 11 centímetros) É inconfundível por sua plumagem colorida, sendo possível identificar oito cores: na região das costas, verde brilhante, mesclado tons diversos e modificando-se de acordo com a inclinação e intensidade da luz; a cabeça é negra, com a região da nuca vermelha, faces azuis e longa linha amarela próxima aos olhos; a garganta é amarelo-claro, quase esbranquiçada, tornando-se um amarelo mais intenso ao longo do peito e abdome; as asas são negras, com algumas manchas brancas; as pernas são pretas e a íris , cor de creme.


Tordo Negro



Possuidor de uma beleza invejável, este migrante social (ameaçado de extinção), ele adora viver na praia, como os demais aves marinhas. Voa sobre as águas, pousa na areia e sai caminhando com um porte majestoso – parece vir daí o termo real que acompanha seu nome. Pode medir cerca de meio metro e pesar em torno de meio quilo. Além do mais é bem colorido. As penas da parte anterior da cabeça até a nuca são negras. Já a parte das costas incluindo as asas tem o tom cinza-claro. O bico é vermelho-alaranjado as pernas e os pés, negros. A cauda é branca e na forma de letra Y Alimenta-se de principalmente de pequenos peixes, e também, de camarões, caranguejos, lulas e até de insetos. Seu vôo é rasante, rápido e espetacular.

Trinta-Réis



Possuidor de uma beleza invejável, este migrante social (ameaçado de extinção), adora viver na praia, como os demais aves marinhas. Voa sobre as águas, pousa na areia e sai caminhando com um porte majestoso – parece vir daí o termo real que acompanha seu nome. Pode medir cerca de meio metro e pesar em torno de meio quilo. Além do mais é bem colorido.
As penas da parte anterior da cabeça até a nuca são negras. Já a parte das costas incluindo as asas tem o tom cinza-claro. O bico é vermelho-alaranjado as pernas e os pés, negros.
A cauda é branca e na forma de letra Y. Alimenta-se  principalmente de pequenos peixes, e também, de camarões, caranguejos, lulas e até de insetos. Seu vôo é rasante, rápido e espetacular.

"O que eu posso fazer para evitar que o
problema da extinção cresça ainda mais"?

Tiziu



Este é o pássaro “alfaiate-da-Ásia”. Ele costura um cartucho com uma folha, depois coloca um pouco de algodão lá dentro, para que a fêmea ponha seus quatro ovos no fundo do ninho. Cada coisa!
O tiziu macho (Volatina jacarina), (que será assunto de postagem na orde alfabética deste livro), ele exibe seu incrível salto acrobático malabarista para delimitar território. O tiziu parece transformar-se em uma peteca-negra e salta para a posteridade! Esta cena é facilmente observável nas cercas de beira de estrada.
De propriedade exclusiva da Fauna brasileira, o pequeno e saltitante tiziu é uma ave de beleza impressionante que vive a cantar e a encantar a natureza. O macho é preto-azulado brilhante; a fêmea, pardo-olivácea superiormente, pardo-amarelada listrada de pardo escuro no peito e nos flancos. Na Ásia, todas as vezes que ele emite seu canto (tiziu), curiosamente ele tem como habito dar um salto vertical, retornado sempre ao mesmo lugar por ele antes pousado. O tiziu alimenta-se de sementes de capim-forrageiro. 

Este que deverá ser uma das maiores
vitimas de transgênicos em
plantações agrícolas”. 

Tico-Tico



Ave passeriforme, fringilídea disseminado por todo Brasil e países limítrófes, de coloração parda, lavada de vermelho e pintada de preto no dorso alto, alto da cabeça, com estrias longitudinais. Alimenta-se de frutos como figos, embaúba, ingás, etc.
 “Mesmo sabendo quem é quem, o inocente tico-tico (numa boa) aceita o chupim como pelego e prata da casa”.
Inadvertidamente as fêmeas, criam em seus próprios ninhos os filhotes do chupim. Vejam bem; à fêmea do chupim, não faz a menor cerimônia para usar o ninho do tico-tico! Mas, no entanto (sem guerra) o tico-tico prefere dar uma de amigo de todo mundo; do que fazer cara de quem sempre se saiu mal com a família do chupim.

.


Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...