Seguidores

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Porco



Gênero de mamífero paquiderme, dolístigos, comestíveis, ruminante e originário do javali. De nenhum outro animal se fala com tanta aversão. O porco servia de emblema de sujeira e falta de cultura (Pv-11, 22). Sua voz é constituída pelo grunhido, ou cuínchos acrescentada de ranger de dentes, e é considerada desagradável. O porco adora fossar a terra, alimenta-se de tudo, chegando viver até 10 anos. Os dois animais da Bíblia que desagradavam mais o povo eram o porco e o cachorro (I-Sm-17, 43.

SIMPLESMENTE UM RECORDISTA
O mporco é o animal recordista que maior tempo emprega durante a cabertura de suas fêmeas. Veja bem, sem deixaixar cair a fixa, e sem perder o foco, ele é capaz de explorar sua consorte exibindo um tempo de até duas horas de transe e, só depois de conseguir desmáia-la, é que ele chega ao orgasmo. 


Patos-X-Marécos

Gênero de aves palmípedes, da família Anatídea . São aves do bico-largo e asas medianas cuja espécie comum, e cuja plumagem matizada é de uma beleza impressionante. Em comum, patos e marrecos têm a habilidade de flutuar sobre a água, donde extraem parcela da sua alimentação. Chegam viver 5 anos.
 A Ornitologia Brasileira, afirma que esse quarteto formado por patos, marrecos, gansos e cisnes, são aves totalmente domesticadas. Há séculos essas aves  são usadas pelo homem na culinária e até como “cães de guarda”, e que elas têm um parentesco tão próximo que são classificadas como membros da mesma família. 
"Parabéns Família Anatidae! 



Pinguim




Ave  marinha. Habitat: regiões frias (costa pacifica e atlânticas da America meridional). Ao todo são 18 espécies conhecidas.

SUAS CARACTERISTICAS.
Os simpáticos pingüins assim se descrevem: são migrantes natos que nidificam no Pólo Sul - Suas asas são atrofiadas, e por isto não voam, mais nadam como peixe, e são extraordinários mergulhadores. Suas pernas estão situadas muito atrás - Cabeça preta com faixa branca até o pescoço. Dois colares negros; (um largo e outro estreito) sobre o pescoço e o peito - Bico: mancha vermelha na base - Cauda: pequena - Seu tamanho varia em mais de um metro de altura, até 70/cm. - Gordura: possuem grossa manta entre a pele e o corpo para resistir ao frio - Alimentação: moluscos, peixes e crustáceos. Os pinguinis também são verdadeiros gladiadores pela vida, eles chegam viver 20 anos.
No estado do Rio Grande do Sul quando a temperatura ambiente chega à marca de 0 grau negativo o povão logo chia; “the”: é frio pra pingüim nenhum botar defeito!

LIÇÃO DE FIDELIDADE.
 Entre os casais de pinguins existe a fidelidade, uma característica marcante. Na Antártida, em todo mês de março, centenas de pinguins caminham de 50 a 120/km, de distância pelo continente a pé, enfrentando predadores, temperaturas frias, ventos congelantes, através das águas profundas e traiçoeiras. Tudo para encontrar o amor verdadeiro.
Os machos são os primeiros a chegar para o acasalamento. As fêmeas chegam aos poucos, muitas vezes um mês depois dos machos aproximadamente.
Quando as fêmeas chegam, os machos já prepararam tudo—ninhos, território, ambiete, alimentação, recepção, etc. e daí cantam a fim de atrair suas parceiras. O encontro é comemorado com uma dança exclusiva do casal.

ACASALAMENTO.
E por conta do acasalamento, as fêmeas brigam entre si para escolher os machos. Estes pássaros são considerados aves monogâmicas que formam um casal exclusivo que; somente a morte os separa.

Quando um macho gosta de uma fêmea ele faz de tudo para agradá-la e, se conquistada, os dois serão companheiros pela vida toda! 

Pica-Pau Rei



Designação comum a aves da ordem dos pisiformes bastante numerosas no Brasil, com mais de 50 espécies e subespécies existentes. A maioria delas estão ameaçadas de extinção, são aves trepadoras com dois dedos para frente e dois para trás, a cauda freqüentemente com retrizes endurecidas e pontiagudas, bico forte e língua muito longa, usado para perfurar madeira e retirar as larvas de insetos e carunchos, seu alimento preferido. As maiorias das espécies nidificam em ocos de paus, ou em buracos, em galerias que elas mesmas perfuram. Um pica-pau pode dar até 170 bicadas por minuto ao perfurar a madeira. Dizia os antigos guaranis, que o pica-pau é a ave gênio da floresta, que sonda o âmago das arvores, verificando se estão sadias e fortes, para substituir as velhas e decrépitas pela juventude acumulada vegetal.
 “Minha espécie e de muitos amigos estão ameaçadas de extinção, Alguns eu não vejo há um tempão.” 

Pardal



De coloração bruno-parda, e com tonalidades ferrugíneas, o pardal é uma ave citadina que se alimenta aproveitando restos de toda sorte. O pequeno e saltitante pardal tornou-se ave domesticada que nidifica nas habitações humanas, e não se adapta viver onde não habite o homem.
Esta família é representada no Brasil, por uma única espécie. Os pardais provavelmente vieram de Portugal em 1910. Vieram para ficar. Atualmente o pardal se acha disseminado por quase todo o Brasil.

Em seus dias, Jesus não fez nenhuma cerimônia em usar como metáfora as aves para nos ensinar lições de ordens comportamentais a respeito da vida. “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem regam, e nem ajuntam em celeiros e, contudo Vosso Pai Celestial as sustenta. Por ventura não sois vós muito mais do que elas?” Afirmou Ele (Mt-10, 29). 

Pardela-Preta



Da subfamília procellariidae, estas são aves pelágicas que habitam longe das costas e ilhas oceânicas, aproximando-se destas apenas para aninhar.
A pardela-preta (Puffinus griseus) é uma ave marinha pertencente à família Procellariidae. Tem a plumagem quase totalmente escura, apresentando apenas algumas manchas mais claras na parte inferior das asas.
Esta pardela nidifica em ilhas nos mares do sul e ocorre no hemisfério norte como visitante não nidificante. Sendo uma ave de hábitos marcadamente pelágicos, freqüenta principalmente o alto mar, sendo pouco freqüente junto à costa.

Pavão



Grande ave galinácea (lendária) de plumagem belíssima fasianídea. Os pavões machos têm em torno de 200 penas coloridas, que servem para atrair as fêmeas. Na Índia, o pavão representa a beleza e a pujança de uma índia misteriosa, e rica com um povo pacifico e religioso.
Há uma lenda a qual afirma que a beleza dessa ave sempre foi motivo de inveja para as aves da fauna brasileira.
Você sabia que o pavão fica gigante ao ser fotografado? Então, faça a experiência.

A QUEIXA DO PAVÃO.
Chateado porque tinha uma voz muito feia, um pavão queixou-se com a deusa Juno.
É verdade que você não sabe cantar – disse a deusa – Mas você é tão lindo, para se preocupar com isso? Mas o pavão não queria saber de consolo.
“De que adianta beleza com uma voz destas”? Ouvindo aquilo, Juno se irritou.
Cada um nasce com uma coisa boa. Você tem beleza, a águia tem força, o rouxinol canta. Somente você não está satisfeito. Pare de se queixar. Se recebesse o que está querendo, garanto que ia achar outro motivo para reclamar.

MORAL:
Ao invés de invejar os talentos dos outros, aproveite o seu ao Maximo!
Lembrando que a cauda fantasiada do pavão, lembra o carnaval.


Picuéga



Picu-ega. Popularmente conhecido por grilindo,  esta miniatura de ave seja talvez a menor de todas as aves. De tão minúsculo, basta um mosquito ou uma formiga para ele se alimentar. 
Lá na mata ele é quase invisível aos simples olhos humanos. São aves desconfiadas, que se escondem dos predadores nas moitas mais baixas e mais espessas (da mata) onde se estabelecem, nidificam, emitem e exibem um pipilar matinal muito agradável Alimentam-se de toda sorte de insetos voadores por eles capturados.

 “Nada melhor é, do que a gente aprender a conviver com o meio-ambiente”. 

Peixe Frito



Ave cuculiforme, cuculídea com duas subespécies, uma das quais ocorre no N, e a outra no S. do Brasil. Tem coloração geral pardo-amarelada, com numerosas manchas escuras nas coberteiras das asas. E com topete avermelhado. Alimenta-se de insetos e costuma por ovos em ninhos alheios. Conhecida também por saci são aves desconfiadas, difícil de serem avistadas. Acredita-se que o nome destas aves seja uma das formas que a entidade da mitologia indígena assume para atormentar os viajantes. Parece que a ave e o endiabrado uni-pede têm intimas relações. 

Periquitos



Estas são aves psitaciformes, psitacídea, de larga distribuição geográfica, de coloração verde, com parte das coberturas superiores maiores da asa amareladas e a as coberturas das rêmiges azuis. Estas são aves consideradas monogâmicas, a saber, elas formam um casal exclusivo que vive junto o resto da vida.
 Os periquitos têm constituição robusta e apresentam criação muito fácil, pois são pouco sujeitos a doenças. O momento ideal para serem adquiridos é após terem sido "desmamados", ou até mesmo antes, desde que se substitua a alimentação da mãe por alimento artificial. Isso é importante para que a ave adquira contato íntimo com seu dono, tornando-se mais dócil. Assim, poderá até ficar solta pela casa.
Um cuidado especial deve ser tomado na hora de comprar as matrizes. O professor Dr. Renato Azevedo Uchôa, no curso Criação de Periquitos Australianos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que “devem ser observadas as pernas, pés, a região ao redor do bico e as narinas, que precisam estar completamente limpas e lisas, livres de qualquer infestação”.
Existem, basicamente, duas formas distintas utilizadas para a reprodução do periquito australiano. A primeira seria a criação em colônia, onde vários casais dividem o mesmo viveiro, simulando as condições naturais. 
Outra é a criação em gaiolas, onde cada casal ocupa uma delas separadamente.
Controle sanitário e alimentação correta mantêm o criadouro livre de infeções e doenças. Por isso, a limpeza das gaiolas deve ser diária. Dê preferência àquelas que têm fundo falso, com a grade removível. Deve haver um espaço de cerca de 2/cm, entre esse e a bandeja, para que as aves não pisem diretamente sobre as fezes e as ingira. Sobre as bandejas, coloque uma folha de papel absorvente.
“Faça a limpeza dos poleiros no intervalo máximo de 15 dias. Uma boa sugestão é que o criador tenha o dobro do número de poleiros para que, quando acontecer a troca, outros, limpos e secos, estejam disponíveis”, comenta o professor.
Como seus parentes próximos, os papagaios, periquitos australianos podem aprender a falar. Na Inglaterra, existe um concurso anual de aves que falam, e esses periquitos já venceram o prêmio máximo algumas vezes. Eles são imitadores naturais e, se deixados sozinhos, imitarão quaisquer sons que ouvirem.



CURIOSIDADES                                       
Fêmea ou macho?
O sexo dos periquitos é determinado pela cor da cera do nariz, ou seja, a parte que se destaca da parte superior do bico onde estão localizadas as narinas. As fêmeas adultas apresentam geralmente esta cera de cor castanha, ao passo que os machos têm a cera de cor azulada, a cera do nariz dos machos mantém uma cor púrpura-rosada, fazem a ave parecer eternamente jovem.

ABRIGO
 O periquito deve ficar em uma gaiola de metal, ocorre que em gaiola de madeira ele é capaz de roê-la e fugir. Então, se você é colecionador de pássaros, atente para este detalhe

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...