Seguidores

domingo, 20 de agosto de 2017

Traça



Insetos cujas espécies são comuns no Brasil, quase todas de origem Européia. São caseiras, atacam (e se alimentam) roupas de lã, tapetes, artigos de crina, peles e chifres. Fazem casulos em que vivem.
Os bens, outrora, consistiam mais de roupas custosas do que atualmente. Davam-se presentes de mudas de roupas para preservá-la da traça (Tg-5,2). Este inseto é transmissor de dermatoses como a impigem e a frieira, entre outras.
Porém o nível da espécie é bastante complicado de se determinar na maioria dos grupos. Muitos bichinhos eu identifico até a espécie, outros gêneros, famílias e neste caso, minha melhor identificação está na ordem Zygentoma, parte da antiga Thysanura. Esta é uma traça-de-livros e não é um bichinho muito bom pra se ter dentro de casa, elas podem danificar objetos de papel e tecido, muitas espécies podem comer alimentos ricos em amido.
Reforçando, neste caso, registra ainda os nomes comuns que pode ser atribuído ao tal inseto: lepisma, bicho de prata e peixinho de prata.

Tentilhão




 Tentilhão recebe diversos outro nome popular nos diferentes locais onde é encontrado, sendo também conhecido como pintarroxo, pintalhão, pincha, pimpalhão, patachim, pardal de asa branca, pachacim, chopim, chincho, chincalhão, chapim e batachim. 
O macho e a fêmea tem plumagens bem diferentes, enquanto as fêmeas e os jovens apresentam uma cor acinzentada ou esverdeada o macho apresenta cores bem vivas, sua cabeça vai do cinza azulada forte até o castanho, que também é a cor do seu dorso no inverno. 
As asas são pretas e brancas. Essas aves, que apresentam diversas sub-espécies são encontradas em bosques, jardins, campos e charnecas, encontradas especialmente na Europa, na Ásia central e no norte da África. Constroem seus ninhos em forma de taça, utilizando penas, raízes e ervas que são unidos com teias de aranha e presos fortemente nas forquilhas das árvores, e camuflados com os musgos das próprias árvores. 
A fêmea põe de dois a quatro ovos que são incubados por duas semanas até eclodirem, nesse período ela é alimentada pelo macho. Logo depois ela abandona o ninho e os filhotes passam a ser tratados pelo macho, pelo tempo aproximado de duas semanas também. 
Lembrando que o tentilhão é uma ave de pequeno porte, que ocorre na Europa. A sua coloração é bastante viva e, de canto mavioso.  Esta ave participa da história da evolução especialmente por ter sido reconhecida e considerada pelo darwinismo como melhor exemplo da teoria da evolução das espécies.

Taturana



Espécie de vespideo, do gênero lepidóptero, larva que provem da borboleta que procede da crisálida, e que produz sensação dolorosa ao tato.

Designação comum às lagartas urticantes dos insetos lepidópteros, especialmente da família dos megalopgideos, capazes de provocar reações de um eritema ligeiro, idêntico a uma queimadura leve, a lesões mais intensas e que produz sensação dolorosa ao tato e a pele humana.

Urso-Polar



O urso-polar vive no Ártico, ou seja, no Pólo Norte. São comuns nos climas temperados, algumas espécies de grande porte são perigosas para o homem. São onívoros e carnívoros, e a sua pelagem branca serve de camuflagem na neve quando ele sai à casa de alimento. Ele chega pesar 320/km, e vive até 30 anos. O urso deixa o cheiro nas arvores roçando o traseiro urinando e defecando no lugar É assim que ele demarca o seu território.

AMIZADE ERRADA
Dois amigos caminhavam por um bosque quando de repente, apareceu um urso e começa a persegui-los. Um dos amigos, muito assustado, subiu numa arvore, o outro, abandonado à própria sorte, jogou-se no chão, fingindo estar morto. Porem este animal, que não se alimenta de cadáveres segundo dizem, se retirou do lugar dizendo: “Está morto e bem morto como meu bisavô”. Então o amigo que estava empoleirado na arvore alardeando sua amizade, desce depressa e o abraça. Comenta sobre a sorte que teve o amigo por ter saído ileso de situação tão perigosa e lhe diz:
Sabe, parece-me que o urso lhe disse alguma coisa no ouvido, enquanto o cheirava; diga-me o que foi que ele lhe disse? _Só uma coisa: “retira tua amizade da pessoa que, se te vê em perigos, te abandona”. 

Uirapuru


Ave passeriforme, pipridea da Amazônia. Comprimento: 10,5 cm, mais 4/5 cm no macho e 2/5 cm na fêmea referente aos filamentos alongados da cauda, os quais se assemelham a cerdas. Presente dos rios Negro e Purus para o oeste, sendo encontrados também na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru. E localmente comum no estrato inferior de florestas úmidas, várzeas e terra firme ao longo de igarapés.
Durante as exibições do período reprodutivo, os machos arrepiam as penas das costas e levantam suas caudas, balançando-as de um lado para o outro. Com isso, escovam com a cauda a face ou a garganta de outras aves que estão assistindo o exibicionismo.
Faz ninho em formato de xícara, normalmente abaixo de 2/m de altura, em arvores pequenas, ao lado de igarapés. O macho tem o alto da cabeça, nuca e alto das costas vermelho-brilhantes, as laterais e região frontal da cabeça amarelo-ouro, e o restante das partes superiores preto; a fêmea é verde-olivacea acima e mais opaca nas partes inferiores, com a barriga amarelada.
Estes pássaros são exemplares anti-sociais extremamente desconfiados. Eles permanecem ocultos, pois se isolam nos esconderijos da vegetação das matas, sendo difícil observá-los por serem um tanto diminutos.

“O “BIN-LADEN” DA FLORESTA”
Na mata, o uirapuru consegue desaparecer de seus predadores como ninguém; a ponto de (literalmente) ser chamado: o “Bin-Laden” da floresta. Porém, em suas limitações, o passaro acaba sendo surpreendido e fotografado pelos experientes ornitólogos. 


Uru




Designação comum às aves galiformes, fasianídeas, e insetívora que ocorrem por quase todo Brasil. Vivem em pequenas colônias alimentando-se de pequenos frutos e preferem as matas densas, onde (coletivamente) cantam e encantam durante as caladas da noite. Os urus dos quais existem quatro espécies no Brasil, são de hábitos gregários, construindo bandos familiares, que vivem ao rés-do-chão e, empoleirando só para dormir. 

Urutau



Conhecida por pássaro fantasma, a ave nictibideas do gênero Nkctiblus com cinco epécies no brasil, sendo a mais difundida a N. griseus  (Gmel) 
O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Ele é dado a cantar principalmente nas noites de lua cheia, e voa de um lado para o outro, e fazendo  gracinhas. 
A sua vóz produz  um canto melancólico e bisonho causando inclusive medo às crianças que ouvem o seu cantar.  
Ele permanece inocente e disfarçado, sendo facilmente confundido com galhos. Seu canto à noite está vinculado a várias lendas do curupira.



Vagalume



Inseto coleóptero, que apresenta órgãos fosforescentes localizados na parte inferior dos segmentos abdominais. Encontram-se na família dos lampirídeos, e na dos elaterideos, onde os focos luminosos são os dois olhos. São, por via de regra, de cores pouco vistosas, alguns amarelados ou pardo-claros com faixas negras, de cabeça grande, arredondada na frente; dão grandes saltos quando colocados de costas, alimentando-se de carunchos, madeira em decomposição, tubérculos nus, e caules das plantas. A luz do vaga-lume serve para juntar (exemplares) machos e fêmeas da mesma espécie com seu brilho, que é diferente para cada uma das espécies.
Conta-nos uma lenda que, certa vez uma serpente começou a perseguir um pobre vaga-lume, Este fugia rápido, com medo da feroz predadora. O vaga-lume fugiu fugiu fugiu e nada da serpente desistir. O vaga-lume parou e disse à cobra: Posso te fazer três perguntas? Do que a cobra respondeu: não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pergunte então; “pertenço a tua cadeia alimentar? Não. Eu já te fiz algum mal? – também não. – Então, porque você quer acabar comigo?” – “Ocorre que eu não suporto ver você brilhar – disse finalmente a predadora”. Isso podem ser inveja e desmancha-prazeres.

MORAL 
Na vida é assim: cada um com seu talento.

Velociraptor


Esse temido carnívoro era um dos mais velozes e inteligentes dinossauros. Mesmo medindo 1,8/m de comprimento e 1/ m de altura, era muito temido por pequenos mamíferos da época e por alguns dinossauros herbívoros. 
E não era só por causa dos seus dentes: ao atacar, utilizava uma de suas patas traseiras, com uma garra voltada para dentro, para cortar suas presas. Para se equilibrar mantinha a cauda apoiada no chão. Uma das armas do Velociráptor era a garra nas patas traseiras

Vespa



Gênero de insetos himenópteros cujas fêmeas são munidas de um ferrão. São primas das abelhas e das formigas. Chamam-se, também, todas as centenas de espécies, maribondas. Os vespões possuem garras dentadas e atingem 3/cm de comprimento. As vespas são muito inteligentes, algumas espécies sabendofazer papel. Dis-se que os chineses, há 18 séculos, inventaram papel, observando o método das vespas fazê-lo, na construção de seus ninhos. Estes insetos tornam-se temíveis por causa da.s picadas, mas só atacam quando lhes ameaçam os ninhos. Sempre que elas saem para caçar, observa-se que na maioria das vezes, ou é um grilo, ou uma lagarta, ou uma aranha morta por elas capturada.

“FIQUE POR DENTRO DA BIBLIA”.
Você sabia que Javé utilizou-se de vespões para expulsar (de suas terras) os cananeus? (Js-24, 11-12).

Veado Galheiro



Mamífero da ordem dos artiodactilo, da família dos cervídeo, desprovidos de incisivos superiores e em geral muito tímidos e velozes.
Vivem nas regiões pantanosas da Bolívia, Brasil Meridional, Paraguai e Uruguai. Castanho-claro, pés-escuros, anel-branco em torno da boca, e garganta e abdome claros, medem 2/m de comprimento e 1,3/m de altura, e a galhada tem 0,50/m de comprido, podendo chegar a quatro ou mais pontas em cada chifre, ramificadas, dicotomicamente.
É indescritível a postura física deste animal.
Por onde ele passa a sua comunicação visual, decoração e feitura, pontuam o espetáculo; que tem seu ponto alto nas suas hastes ramificadas.

 Isto é o que faz dele um dos mais belos animais do Pantanal!

Vaca



Mamífero de voz intercalada (mugido) e fêmea do boi. Animal ruminante, espécime dos bovideos cavicorneos, animal domesticável, e que produz a carne, o leite, o couro e do chifre desse animal se fazem vários objetos artesanais. Esse animal vive em torno de 15 anos, sua velocidade é de 50 km/h. e com um peso correspondente a 300/kl.
A vaca é constada na história desde as primeiras civilizações.
Obs. hoje no açougue, a carne de vaca pode significar qualquer um dos sexos.

Xofrango




Àguia pesqueira quando nova. Esta ave foi imposta, pela Lei de Deus, (dada a Israel por intermédio de Moisés) entre as aves impuras  (Lv-11,13).
Hoje dentro do conceito do Cristianismo, na maioria das religiões cristãs o conceito de animais impuros foi abolido. 
Uma das referências para este fato está no Novo Testamento no Evangelho de (Mc-7, 1-8), onde afirma que alguns dos fariseus e doutores da  Lei se reúnem ao redor de Jesus e notam que os discípulos comem o pão com mãos impuras, sem antes lavá-las, por esse motivo os fariseus e os doutores da Lei questionam a Jesus o fato de seus discípulos não seguirem a tradição antiga. Jesus então os responde: “Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: “Este povo honra-me com os lábios, mas o coração deles está longe de mim. Não adianta me prestarem culto, porque só ensinam preceitos humano, vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens (Is-29, 13). 

Zangão



Existe uma infinidade de insetos que vão e vem, são agentes desocupados que se acham permanentemente à espreita da presa. O zangão é um deles. Ele nunca aprendeu fazer nada. Vive o tempo todo desocupado voando de um lado para o outro zumbindo, e de mal com a vida. O zangão por sua vez, é um azarado imprestável.
Enquanto espera para voar, amar e morrer é um desastrado dentro da colméia, comendo o mel que não lhe é devido.
Detalhe: Ele tem um olfato ultra-requintado que só lhe serve para levá-lo a morte na localização de rainhas virgens a dez quilômetros de distâncias. Com 12 dias de idade já está maduro sexualmente. Pode viver até 80 dias, o que raramente acontece: se não sai para o vôo nupcial, as abelhas o atacam e o expulsam.

O PREÇO DAS NÚPCIAS
Por não possuir órgãos de trabalho, os zangões não fazem outra coisa a não ser voar à procura de uma rainha virgem para fecundá-la.
Quando descobrem a princesa partem todos em perseguição à rainha, para copular em pleno voo, o que acontece sempre acima dos 11 metros de altura. 
No voo nupcial, uma média de oito a dez zangões conseguem realizar a façanha - exatamente os mais fortes e vigorosos. 
Mas eles pagam um preço alto pela proeza: após a cópula, seu órgão genital é rompido, ficando preso a câmara do ferrão da rainha. Logo após, o zangão morre.



Zebra

.

Nomeação comum aos mamíferos africanos equídeos, caracterizados pela pelagem listrada de preto sobre fundo branco ou camurça com crina curta em forma de escova. As listras das zebras servem para confundir seus caçadores. Quando vistas de longe, as linhas pretas e brancas se misturam com o horizonte, causando uma ilusão de ótica.

GÊMEOS IDÊNTICOS TÊM A MESMA IMPRESSÃO DIGITAL?
Curiosamente não. E isso deixa a gente com a pulga atrás da orelha, já que os gêmeos idênticos (ou univitelinos) são clones perfeitos, eles têm o mesmo DNA. Afinal, são formados quando um único óvulo, fecundado por um espermatozoide, se divide em dois embriões. A princípio, esses irmãos deveriam ser idênticos de cabo a rabo. Mesmo assim, a papiloscopia - ciência que estuda as linhas das mãos e dos pés - diz que as impressões digitais dos univitelinos podem até seguir a mesma fórmula, mas nunca serão iguais. "A digital muda de dedo para dedo, de mão para mão. Assim como não existem duas zebras com o mesmo desenho, não existem duas pessoas com a mesma impressão digital", afirma José Luiz Lopes, papiloscopista e presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp).

ENTÃO; COMO EXPLICAR O MISTÉRIO?
A chave está no contato dos dedos dos fetos com o ambiente intra-uterino. Como estão em posições ligeiramente diferentes na barriga da mãe, eles travam contato com ambientes distintos. É por isso também que, na hipótese da existência de clones no futuro, estes também teriam impressões digitais diferentes das da pessoa clonada. 
A diversidade das digitais está nas papilas, aqueles minúsculos sulcos e relevos que formam desenhinhos na camada mais externa da pele, a epiderme. São, em média, 36 papilas por milímetro quadrado. Elas se dividem em inúmeras ramificações, bifurcações, desvios, interrupções e orifícios. Tal complexidade faz com que muitos peritos considerem o método de identificação pelas digitais até mais preciso do que o exame de DNA. Esse teste, afinal, não funcionaria para separar um gêmeo idêntico do outro.
IMPRESSÃO DIGITAL
Qual é as funções das impressões digitais em nosso corpo?  As pequenas saliências da pele, as cristas papilares, são úteis porque funcionam como antiderrapante. Se a palma e a ponta dos dedos fossem totalmente lisas, os objetos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão. 


FIQUE ALERTA.
Sempre que um crime ambiental esteja sendo cometido em sua presença; aja!  Quando você se cala, se torna cúmplice.
É urgente que se preserve, não apenas as espécies ameaçadas, mas principalmente os ecos sistemas.  Proteger a biodiversidade é estar de bem com o planeta! Mas, para que isto aconteça: “ECOLÓGIZAR É PRECISO”.
Lembrando que o dia 02/08 é o dia da Ecologia. 

CONCLUSÃO:
Assim como os animais, e as aves são bastante diversificadas. 
Cada espécie tem a sua importância para o meio ambiente e para  sua conservação. Devemos cada vez mais respeitar a Fauna e a Flora brasileira e cuidar melhor de suas especies. Faça a sua parte, para um mundo melhor para essa classe   maravilhosa que são os animais.
A natureza agradece!
(02/09/2017). José  Pimenta dos Reis



Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...