Seguidores

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Falcão



Falcão é o nome genérico dado a várias aves da família Falconidæ, mais estritamente aos animais classificados dentro do gênero Falco.
Na Idade Média, os falcões eram apreciados como animais de caça acessíveis apenas à elite (reis e nobreza).
O falcão é condecorado como o pássaro recordista em velocidade Quando vê uma presa, o Falcão-peregrino junta as asas ao corpo e se lança para baixo a 300/kl- por hora!
O falcão-peregrino jamais permite que outro consorte lhe ultrapasse no espaço sideral, pois ele não nasceu para ficar atrás de a, ou b como sempre acontece com o piloto brasileiro Rubinho Barriquello da Fórmula 1 – Rubinho Barriquelo.
Existe uma lenda indígena-biológica que conta que lá no exórdio os ovos do ninho do falcão-peregrino eram todos de ouro. E o individuo indígena que os encontrassem, por certo ficaria multi-milionario Assim nasceu entre as tribos à procura do ninho desta ave, até então nunca encontrado.
Lembrando que esta  aves é uma das
que mais empresta e emprega seu nome para dar sobrenome às pessoas.

MORAL:  
É mais fácil alguém acertar sozinho na mega-sena acumulada, do que encontrar o ninho deste passaro. Assim como no Egito, o falcão-peregrino se confundia com deus, o Sol e os Faraós.

Gaivota







De subfamília Larinae a maior parte das espécies dessa família habita águas costeiras, sendo algumas encontradas em praias de rios e lagos interiores.
As gaivotas são onívoras, mas suplementarmente também se alimentam de pequenos peixes e detritos do mar. Ocorrem na costa atlântica da América Meridional; e com quatro espécies no Brasil. Sua coloração pende para o branco-acinzentado, mais escuro no dorso, algumas penas negras nas asas, bico e pés avermelhados.
O macho no período da procriação sustenta a cabeça preta. Também costuma migrar para outras regiões litorâneas. Seu voo rápido sobre a superfície da água ele atinge uma velocidade de até 180 km/h. 

Galo








Gênero de aves galináceas, (doméstica) das cristas carnudas e asas curtas e largas, o galo é uma ave dada a fabulas. Na antiguidade os galos serviam de indicadores do tempo. Rimando: o galo é um cidadão cortês, que sabe à hora, mas não sabe o mês. Assim que a aurora anuncia o novo dia, o galo estica o pescoço e grita lançando um sonoro cocoricóóóòò. Seu canto alegre e agradável representa o despertar da vida!

PORQUE O GALO CANTA?
Talvez ele o faça pelo menos por 4 motivos distintos.
1ª/ Porque seu extinto lhe diz que deve cantar.
2ª/ Sua missão é acordar as galinhas e dizer a elas: “Levantem suas preguiçosas. O dia está começando e vocês precisam botar seus ovos”.
3ª/É para avisar sua harém que ele permanece firme no comando.
4ª/É porque ele quase não dormee é acometido pela sindrome da inssônia.
Lembrando que no Sri-Lanka, o galo selvagem foi a primeira ave a ser domesticada pelas populações asiáticas. Ainda hoje a espécie pode ser encontrada em suas florestas. 

Garça



Nomeação comum dada às varias espécies da família Ardeidae ciconiformes. A garça-branca-grande é uma das aves mais comumente avistadas no Pantanal, e também em locais associados com cursos d’água e se alimentam exclusivamente de pequenos peixes.
Podemos ver por quase todo o Pantanal, estas belas aves pegando carona na vegetação flutuante dos camalotes, (pequenos blocos de vegetação que se deslocam) ora pescando, ora revoando e alegrando os olhos dos visitantes; onde o azul da água, que se esparrama, faz por vestir de beleza este bioma considerado Patrimônio da Humanidade.
No Pantanal existe também a garça-maguari, são aves de pequeno porte que vivem em bandos pelas regiões povoando as fazendas, e em torno do gado. Estas são aves carrapaticidas. Pois adoram comer carrapatos em bovinos e eqüinos. Elas também usam (de quando em vez) migrar para outras regiões semi-alagadas à procura de alimentos.
A garça, é a contrutora da arte de viver em meio aos charcos e na lama sem sujar as vestes.
“Adoro passar pelas mãos das pessoas; pois, estou a explorar teu bolso na nota de (5 Reais)”. 


A ARCA-ECOLÓGICA.
.
O capitulo 6 do livro de Gênesis, ele mostra de um lado a auto-suficiência do homem, chegando ao máximo de suas pretensões; e do outro, o cuidado de Deus com os animais.
O homem que Deus havia criado começa a considerar-se um semideus, projetando uma super-humanidade independente do projeto original de Deus. E ao ver sua criação desfigurada, Deus decide exterminá-la.
Noé era o único homem bom sobre a terra e, por isso Deus decidiu salvá-lo. Então Deus disse a Noé: “Vou derramar sobre a Terra todas as águas do céu; construa um navio para salvar sua família e os animais”.
Ao final de 20 anos, Noé terminou a arca e então Deus lhe falou: “embarque sua família na arca; recolha também um macho e uma fêmea de cada animal”. Noé obedeceu a Deus e preparou as provisões para a sua família e para os animais que com ele iriam embarcar na arca.
Os homens continuavam maus e perversos, gozando o velho Noé. Depois de tudo pronto, Deus passou a régua. 
Abrem-se as comportas do céu e a chuva cai incessantemente durante quarenta dias e quarenta noites. Foi um caos total. Somente a família de Noé foi salva do grande dilúvio que se abateu sobre a Terra. Deus sabe o que faz; Porém, Ele reconstruiu tudo novamente.

“OS ILUSTRES DESAPARECIDOS”.
       Os arqueólogos e os ornitólogos modernos sustentam uma idéia de que o Unicórnio, os Dragões, os Dinossauros, o Quetzalcoatlus-northropi, as Sereias, e outros animais lendários que deram origem a mitologia grega, eles não conseguiram embarcar na arca de Noé; e por isso eles desapareceram. Afirmam eles.

Harpia



Ave falconiforme do México, America Central e região cisandina até o norte da Argentina; um dos maiores gaviões brasileiros. 
Esta é a maior águia das Américas, no Panamá esta ave simboliza o poder e prestigio pela construção do Canal do Panamá.
Denominação de cada um dos monstros que, segundo a mitologia grega, são representados com rosto de mulher e corpo de abutre.
A harpia (Harpia harpyja), também chamada gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, cutucurim e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2/5 metros e peso de até 10 quilogramas.

 

Jumento



Animal mamífero facilmente domesticável, muito difundido no mundo, e utilizado desde tempos imemoriais como animal de tração e carga. Com voz de zurrador, ele é ungulado e tem pelo duro, de coloração extremamente variada, indo de castanho-vulvo ao cinza-escuro, com cauda mediana.
Durante séculos, o jumento foi meio de transporte e animal de estimação. Era considerado um bem valioso e deixado como herança para as gerações seguintes. Porém, com a urbanização, muitos desses animais foram abandonados e substituídos por motos e automóveis. Hoje eles vagam pelas cidades e rodovias – muitas vezes causando acidentes ou morrendo atropelados.
Ao contrario do que se pensa, o jumento é um animal muito inteligente e possui um senso de sobrevivência bastante apurado. Acredite; “Jumento pode ser jegue, mas não é burro”. Na verdade, ele é obediente e, diferente de outros animais, reconhece facilmente o perigo – é por isso que “empaca”. (Nm-22, 23). Já os humanos muitas vezes não querem entender a vontade de Deus nem obedecer a Ela. Por isso, embora atualmente os jumentos sejam conhecidos como sinônimo de atraso e lentidão temos o que aprender com eles.
Teologicamente falando, nos dias de Jesus, o jumento era visto como o animal símbolo da paz, assim como o cavalo era o da guerra. O mestre Galileu não fez nenhuma cerimônia em ter que usar esse animal como meio de transporte (Lc-19, 35).
Também se comia a carne de jumento em tempo de fome (2-Rs-6-25). Você sabia que o jumento de Balaão falou com voz humana? (2-Pe-2, 15-16). A Bíblia afirma que o jumento conhece a manjedoura do seu dono (Is-1, 3).

SINÔNIMOS DE JUMENTO
Jegue, asno, asinino, três-péalopradoburrego, estúpido, burro, idiotaaso, boçal, onagro, pretexto, grosseiro, orelhudo, teimoso, jerico, onagro, etc. 
Lembrando que no limiar da década 1970,

quando uma pessoa era extremamente tratada com arrogância ou desdém, a resposta-troco era a seguinte: “Você quer gozar? Então, compre um jegue.”

      

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...