Seguidores

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Barata



Além do incomodo que causam, os insetos caseiros podem trazer muitos riscos à saúde.
Eu detesto baratas! Afirmam as mulheres em geral. Mas, a gente nem imagina que as baratas que vivem na natureza têm uma função importante: elas se alimentam de restos de animais excrementos de aves e material vegetal em decomposição. E essas atividades são essenciais para manter a floresta viva.
Pelo fato de serem anti-higiênico, e por viverem em esgotos, elas são os insetos mais perigosos para a saúde. Elas podem transmitir doenças como: a Tuberculose, Difteria e o Tétano.
A barata é um ortóptero onívoro, blatário, de corpo achatado e oval, que põe ovos e em ootecas. Silvestre ou domestica não importa; ambas são consideradas o símbolo do nojo.
As pessoas sentem medo de barata ou sentem nojo ao matá-la. Seja por um motivo ou outro o fato é que as baratas são consideradas muito nojentas e, dificilmente, você irá encontrar alguém que queira vê-la viva, andando pela casa. Há quem suba na cadeira só em ouvir alguém dizendo: olha a barata! Mas, há também quem não fuja delas e arme o bote para matá-la sem dó nem piedade.
Mas, é preciso ser rápido, pois elas fogem ao menor sinal de perigo e quando se sentem ameaçadas. Por que elas são tão rápidas? Um dos motivos é que elas possuem pelos ultrassensíveis, e isso faz com que suas antenas captem odores. Além disso, elas possuem espinhos no traseiro que funcionam como um radar, e que são responsáveis por dar informações detalhadas sobre as ameaças em volta. Ou seja, as baratas percebem movimentos sutis do ar e captam informações sobre possíveis ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Elas também têm bastante fôlego e podem ficar horas sem oxigênio, já que respiram por 20 aberturas laterais chamadas espiráculos, que levam o ar para o corpo todo.
Além de ser rápido para que a barata não fuja, você deve usar a força para matá-la, já que ela possui uma casca dura que protege o seu interior. Assim, devido ao formato achatado da casca, elas suportam esmagamentos leves e podem não morrer. Por isso, seja firme e mate a barata com força total.
No entanto, ao usar a força para esmagar a barata irá surgir uma massa branca, que nada mais é do que a gordura que protege os órgãos internos. Essa massa branca é que permite que o inseto fique dias sem comer. Muitas pessoas dizem que a hora em que a barata é esmagada é o momento em que mais sentem nojo.
Há mais de cinco mil espécies de baratas na Terra. Elas variam de tamanho, não habitam os mesmos locais (algumas preferem ambientes escuros, outras gostam de ficar em banheiros e cozinhas, etc), e podem viver um ano, de 2 a 5 anos ou de 3 a 4 anos, por exemplo.
As baratas são ainda surpreendentes no quesito alimentação. Elas podem ingerir cola, fezes, couro, papel e até cerveja azeda quente, uma de suas iguarias preferida. As baratas se alimentam ainda de restos de comida, e adoram leite seco na boca de bebês que estão dormindo.

VERDADES SOBRE  BARATAS.
Você sabia que as baratas sobrevivem sem cabeça? Sim, isso é possível porque elas conseguem ficar até um mês sem comer nada e semanas sem ingerir água, por isso as baratas ainda sobrevivem por até outro mês sem a cabeça. A explicação é que as principais estruturas vitais ficam espalhadas pelo abdômen (incluindo as que permitem a respiração) e, mesmo depois de perderem a cabeça, um gânglio nervoso no tórax passa a coordenar os seus movimentos, permitindo que fujam das ameaças. E como o seu corpo tem um revestimento de células sensíveis à luz, a barata ainda pode localizar e correr para as sombras a fim de se proteger.
Você sabia que as baratas estão no chocolate? Segundo a Food and Drugs Administration (FDA), o órgão que faz o controle dos alimentos e remédios nos EUA, uma barra de chocolate comum contém, em média, oito resíduos de baratas em 100/g de chocolate. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...