Seguidores

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Papagaio



Para explicar à distribuição geográfica dos tupis e guaranis há segundo suas tradições, a seguinte estória: as esposas de dois irmãos disputavam a posse de um de um único papagaio, belo e inteligente, depois de muito tempo de disputas diárias pela ave e não encontrando forma de reconciliação entre as mulheres, os irmãos resolveram separar-se, um foi para o Sul (os guaranis) enquanto outro foi para o Norte (os tupís).
Distribuídos geograficamente em 8 espécies brasileiras, todas estas espécies e subespécies são aves trepadeiras as quais, por via de regra o seu parlar imitam a voz humana. Alguns papagaios são capazes de memorizar e reproduzir até 300 palavras.
As últimas pesquisas mostram que eles relacionam os objetos a seus nomes. Assim sendo esta ave é muito apreciada pelos amadores de pássaros e viveiros. Estas são aves consideradas monogâmicas, a saber, elas formam um casal exclusivo para o resto da vida. Domesticado, o papagaio não faz nenhuma cerimônia para se alimentar; pois ele come de tudo um pouco.
Conta-nos uma falácia popular, de um rei que tinha um papagaio muito estimado e falastrão; o qual por infelicidade acabou ficando mudo.
Preocupado com a ave, o rei mandou chamar os seus súditos e perguntou-lhes se havia no reino algum Biólogo capaz de restaurar a voz de seu “animalzinho de estimação”. Prometo disse o rei, sobre palavras, dar a quem fizer isto 1/milhão de Dólares.
Darei ainda um prazo de 20 anos para que se faça a terapia com a ave; porém, se no prazo combinado ela não estiver pronta, juro (de pés juntos) que apagarei do reino, a vida do tal embusteiro.
Foi quando se levantou um senhor de idade avançada e encarou a proposta do Rei. Logo alguém retrucou: você (cara) é mais louco do que eu imaginava, e acrescentou. E neste ínterim, se o papagaio não vier a falar novamente?
Foi quando o experiente velinho retrucou:
Não me custa crer que no final destes vinte anos de aventura, ou eu, ou o papagaio, ou o rei, um dos três já tenha morrido. Enquanto isso levarei vida farta e regalada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...