Seguidores

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

João de Barro

"Estamos em obra"

Por sua estratégia de sobrevivência, e por designação comum, o joão-de-barro faz parte da família das aves passeriformes, furnarideas, O joão-de-barro é assim chamado pelo fato maiúsculo de ele dominar (na Fauna) à arte da “construção cível”.        Depois, observo que o cantar, cores e comportamentos (delas) são os mais diversos. Vejo em torno de minha casa, um casal de joão-de-barro que lá no galho da paineira fazem por construir sua bela mansão. Isso já faz uns 15 dias que eles estão em obras.
Os furnaradios, típicos da região neotropical, dividem em grande numero de espécies cujos hábitos apresentam múltiplas variações. Em comum, possuem apenas a plumagem bastante sóbria quanto ao colorido, alem dos tarsos nus. No Brasil, encontra-se cerca de dezenas de espécies.
Disseminado por quase todo o Brasil, esta bela ave é de peito cuja cor varia do vermelho ao branco e o corpo cor de canela. Seu projeto e dizaíner moderno consistem ecologicamente, em constrói (de barro) a sua casa em galhos de arvores, (em lugar privilegiado), mas opta por construí-la principalmente sobre as hastes dos postes das redes elétricas. Sua casa é, portanto o habitat seguro onde a fêmea deposita e choca seus ovos. De beleza rara, o joão-de-barro serviu de inspiração ao poeta e as fabulas, é ele, o “Pedreiro da Floresta”. Alimentam-se de frutos como tarumã, araticum, maria-preta e pitanga. Estas são aves consideradas monogâmicas, a saber, elas formam um casal exclusivo que vive junto o resto da vida.
A Argentina adotou o – Orneiro - que é o nosso joão-de-barro. Ele representa o gaúcho portenho que vive nos pampas e se abriga dentro de seu ninho de barro que o protege contra o gelado vento minuano.

MÚSICA DO JOÃO DE BARRO
“O joão-de-barro pra ser feliz como eu, certo dia resolveu arrumar uma companheira—No vai-e- vem com o barro da biquinha, ele fez sua casinha, lá no galho da paineira—Toda manha o pedreiro da floresta cantava fazendo festa pra aquela que tanto amava (...)
                                                                                                                                     ”Saudoso - Teddy Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...