Seguidores

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Canário



Designação comum a duas aves passeriformes, fringilídeas, oriundo das ilhas canárias, da madeira e dos açores de onde foi introduzida em outros países, sendo domesticada na Itália no séc. XVI, e propagando-se rapidamente pela Europa.
Com duas espécies no Brasil. A primeira, (canário-da-terra) é ave do Brasil setentrional e a segunda, espécie (canário-do-reino), é ave do Brasil Meridional e ocidental. 
Coloração, amarelo-esverdeada, rêmiges e cauda mais escura, com as barbas externas amarelo-esverdeadas fronte e vértice alaranjado, a garganta, peito, abdome e uropígio de vivo-amarelo.
Na segunda espécie, o lado ventral é riscado de preto e o píleo muito manchado de pardo-escuro, apenas atingindo o limite frontal. 
De beleza rara e canto melodioso, estas são aves de gaiolas e muito apreciadas pelos amantes de viveiros. [O nome “canário-da-terra”, foi dado em oposição ao de “canário-do-reino”, trazido de Portugal em 1910].
De quando enclausurado, e sem asas para voar, o canto melodioso do canário, exprime perda da “liberdade de voar”.

MORAL:
“O homem sempre sonhou em viajar pelo espaço sideral, mas, em contrapartida ele aprisiona quem realmente nasceu para voar”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecimentos

A edição de um Blog só se justifica se seu conteúdo interessa ao leitor, o qual prima por conhecimento de algo de seu interese ofereçend...